Expresso Legal, Carnaval sem Drogas em Ipatinga

JVA Online
A praça 1º de Maio, localizada no Centro de Ipatinga, vai se transformar na manhã desta sexta-feira (17) numa autêntica “Praça da Folia”.

A partir de 9h, a banda da Escola Municipal de Música TOM e o grupo de capoeira “Quilombo do Queimado” vão recepcionar o “Expresso Legal, Carnaval sem Drogas”, uma caravana do governo de Minas liderada por um ônibus especialmente plotado, conduzindo um grupo de AfroReggae que fará apresentações musicais de percussão. O objetivo é a prevenção e a conscientização do cidadão de forma descontraída sobre as consequências que podem ser causadas devido ao uso de substâncias psicoativas.

Durante o carnaval na praça, várias ações educativas sobre os riscos e danos pelo consumo de álcool e drogas nas comemorações carnavalescas serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde, Educação, Serviços Urbanos, e de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ipatinga. Haverá distribuição de camisinhas, kits de prevenção, adesivos e panfletos. Em tendas montadas no local, a Secretaria de Saúde vai orientar e distribuir material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Duas Blitze informativas serão realizadas na avenida Selim José de Sales, no Canaã, e uma na avenida Fernando de Noronha, no Bom Retiro. Alunos das escolas municipais “Arthur Bernardes”, “João Reis de Souza” e “Pe. Cícero de Castro” vão repassar panfletos orientando sobre a prevenção de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, Aids e hepatite, dengue, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e cuidados no trânsito alertando principalmente sobre a direção sem bebida.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)