Japoneses criam celulares com bafômetro

Operadora japonesa NTT DoCoMo apresenta modelos curiosos no Mobile World Congress

Fernando Paiva,
Bercelona – O stand da operadora celular japonesa NTT DoCoMo no Mobile World Congress sempre reserva surpresas inusitadas do mundo da tecnologia, especialmente na área reservada a protótipos.

Na edição deste ano, a empresa apresenta aos visitantes três capas para smartphones com sensores especiais, batizadas de “sensor jackets”. A que mais chama a atenção contém um bafômetro, capaz de medir o teor de álcool do usuário após um rápido sopro. O mesmo software oferece a opção, acreditem, de checagem de mau hálito. A solução foi desenvolvida pela japonesa NEC para a NTT DoCoMo.

Outra capa de utilidade curiosa contém sensores para medir o percentual de gordura no corpo: basta o usuário pôr os dois dedos indicadores por alguns segundos sobre dois sensores laterais. A terceira capa apresentada pela empresa tem sensores climáticos, para checagem da temperatura ambiente, da umidade do ar e da pressão atmosférica. As três capas são protótipos e não têm previsão de lançamento comercial.

À prova d´água

Enquanto isso, no stand de outra empresa japonesa, a fabricante Fujitsu, os visitantes são surpreendidos por aquários com tablets e smartphones mergulhados. A companhia, que trabalha com smartphones à prova d´água há mais de um ano, agora apresenta seu tablet com essa tecnologia.

No vídeo de demonstração, o produto é usado durante o banho ou na cozinha, do lado da pia, enquanto uma pessoa lava os pratos. O tablet vem com Android 3.2, conectividade em redes LTE e processador dual-core de 1 GHz. O tablet está sendo vendido com exclusividade pela NTT DoCoMo.
Fonte:UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas