Ambulatório de Álcool e Droga é inaugurado no Cisarf

Região Noroeste
Fernandópolis e os 12 municípios colegiados inauguraram nessa quarta-feira (7/3), o Ambulatório de Álcool e Droga, no Cisarf (Consórcio Intermunicipal da Região de Fernandópolis).

O prefeito Luiz Vilar, que também é presidente do Cisarf, destacou a importância de ajudar os que lutam para deixar o vício do álcool e droga. “Esta Administração não estaria completa se não inaugurássemos o Ambulatório de Álcool e Droga. A iniciativa surgiu depois que o município conquistou o AME, que também trabalha com especialidades, como o Cisarf. Foi então que tivemos a ideia, junto com os 12 prefeitos da região, de criar este ambulatório. Agora é o momento de darmos as mãos às entidades e associações para tocarmos esse trabalho”, explicou.

A presidente da Câmara, Creusa Nossa, e a vereadora Maiza Rio parabenizaram a Prefeitura pela iniciativa de implantar o Ambulatório de Álcool e Droga, que foi reivindicado pelas quatro vereadoras, Candinha, Creusa, Maiza e Neide.

O prefeito de Populina, Sérgio Martins, destacou que o Ambulatório vai solucionar os problemas de álcool e droga dos 13 municípios.

A equipe multidisciplinar foi destacada pela secretária Municipal da Saúde, Patrícia Moita. O Ambulatório contará com 4 psiquiatras, 3 psicólogos, 1 assistente, 1 terapeuta ocupacional, 1 enfermeira, 2 técnicas de enfermagem, 1 enfermeira coordenadora, 1 segurança e 2 serviços diversos.

A médica responsável pelo Ambulatório de Álcool e Droga, a psiquiatra Amanda Azevedo Soares Careno, disse que os municípios estão realizando o sonho das famílias que têm problemas com o álcool e a droga.

“Agora vamos poder ajudar as famílias que enfrentam esse triste problema. Para isso contamos com uma equipe de profissionais qualificados para ajudar o indivíduo nessa luta, que é sair da dependência”.

O Ambulatório de Álcool e Droga vai oferecer atendimento individual e em grupo de família, haverá também grupos de saúde mental, de dependência química, de psicoterapia, além de outros.

Participaram do evento, a coordenadora do Cisarf, Dirce Azadinho, o presidente da Câmara de Mira Estrela, Wilson Valentin Gonçalves, o vice-prefeito de Meridiano, João Flávio Binhardi, o presidente da Associação de Amigos, Celso Sposito, além de outros convidados.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)