Governo vai financiar internação a dependentes

Folha de Blumenau
O deputado estadual Ismael dos Santos, presidente da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas, visitou o governador Raimundo Colombo para falar sobre tratamento gratuito aos dependentes químicos.

O representante apresentou um projeto para implantação de financiamento público aos atendimentos em clínicas. A proposta foi desenvolvida com base em experiência adotada em Minas Gerais, reconhecido como referência em políticas antidrogas.

Segundo o levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, 86% das cidades catarinenses sofrem com as consequências do consumo de drogas. “Nós queremos desenvolver um projeto arrojado para Santa Catarina. A experiência de Minas Gerais é uma referência importante para nossas políticas”, garantiu o governador após o encontro. Ele ressaltou ainda que o governo deve partir da estrutura já existente. “Precisamos ter eficiência e apoiar as comunidades terapêuticas”, frisou.

Relatório

Ismael explicou que o relatório do Fórum Parlamentar estimou em 700 mil o número de dependentes de álcool em Santa Catarina, além de 125 mil dependentes de substâncias entorpecentes ilícitas. “O atendimento a esses doentes carece da ação estatal, em todos os municípios catarinenses. Diante disso, apresentamos uma proposta para todas as regiões”, destacou. O projeto prevê 1 mil vagas de internação com financiamento público em comunidades terapêuticas de todo o Estado.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)