Conselho Antidrogas cria comissão e faz eleição para renovar diretoria

Jornal da Manhã
Conselho Municipal Antidrogas de Uberaba se prepara para eleger nova diretoria. A comissão que irá organizar as eleições do Conselho já realizou algumas reuniões para deliberar sobre o assunto.

Nos encontros foram discutidos os termos para elaboração do edital. Segundo a então presidente da comissão, e vice-presidente do Conselho, Maria Aparecida Ferreira, os interessados na disputa já podem formar a chapa e se inscreverem na Casa dos Conselhos. A eleição deve ser realizada ainda este mês.

Ricardo Aparecido é o atual presidente do Conselho e também está entre os integrantes da comissão. Ele diz não pretender disputar as eleições. A nova diretoria eleita permanece no cargo por três anos. “Já publicamos o anúncio no Porta-Voz, para que os interessados formem a chapa e se inscrevam. Eu também não pretendo disputar as eleições”, explica Cida.

Para a disputa, qualquer pessoa pode se inscrever, mas a sugestão é de que tenha algum encaminhamento e já esteja envolvido com a área. Quem vota são os conselheiros, representantes de vários setores, como do INSS, Juizado, Procuradoria e órgãos do município.

O Conselho Municipal Antidrogas é formado por representantes do governo e da sociedade civil e tem o papel de acompanhar todo trabalho desenvolvido nas instituições. Os conselheiros devem também fazer o cadastro das instituições terapêuticas que atuam no combate à dependência química, como também emitir os certificados. “Avaliamos ainda as verbas encaminhadas pelo poder público para desenvolver ações de combate às drogas. Além disso, fiscalizamos as instituições quanto ao trabalho desenvolvido com os dependentes. Oferecemos também cursos e capacitações aos profissionais da área”, explica.

Maria Aparecida Félix deixou a presidência da comissão e o cargo agora é assumido pelo Promotor de Justiça, Adroaldo Junqueira Ayres Neto, do Juizado de Pequenas Causas. (GS)
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)