Cigarros mentolados aumentam chance de derrame

Se você consome cigarros mentolados, cuidado. Um estudo recente mostra que aqueles que preferem esses cigarros têm mais chance de ter derrame.

Segundo o autor da pesquisa, Nicholas Vozoris, do Hospital St. Michael, em Toronto, Canadá, os cigarros normais não são indicados para ninguém, mas aconselha-se que todos fiquem bem longe dos mentolados, em especial.

Para o estudo, Vozoris utilizou informações de pesquisas de hábitos de saúde e de vida de mais de 5 mil fumantes. Os dados foram analisados de 2001 a 2008 e constatou-se que apenas 26% tinham preferência pelos cigarros mentolados. Desse grupo, 3,4% tiveram derrame, contra apenas 2,7% dos fumantes de cigarros convencionais.

Depois de considerar outros fatores, como idade e número de cigarros fumados por dia, Vozoris descobriu que os cigarros mentolados dobram os riscos de se ter um derrame.

De qualquer forma, de acordo com Centro Norte-Americano para Controle de Doenças e Prenvenção, fumar, independente do tipo de cigarro, aumenta o risco de doenças cardíacas em até quatro vezes.
Autor: Luan Galani
OBID Fonte: Hype Science