Saúde orienta jovens e adultos sobre prevenção ao uso de drogas

Expresso MT
Os aspectos a serem abordados são muitos e vão desde as drogas e a família, passando pelos fatores de risco e chegando à Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outra Drogas.

Por isso mesmo, a Secretaria Municipal de Saúde promove, em parceria com a Assessoria Pedagógica, uma palestra no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire. A palestra da psicóloga da rede pública, Manuela Bueno, acontece nesta quarta-feira, 9 de maio, às 20h.

De acordo com a coordenadora de Educação em Saúde, Sandra Neves, é importante que todos estejam abertos a conhecer mais acerca desse problema. “O uso de drogas toma cada vez mais a proporção de grave problema de saúde pública e, precisamos agir, de forma eficiência para atender as demandas e ao mesmo tempo tentar evitar o aumento de pessoas dependentes”, diz. Por isso mesmo, segundo Sandra, as famílias em particular e as pessoas em geral não podem fechar os olhos para este problema. “A droga está em todo lugar e tem acesso facilitado. E aqui, mais uma vez, apostamos na informação como a forma mais eficiente de combate”, diz.

Sandra pontua uma questão importante, na medida em que muitas vezes a apresentação do mundo das drogas a crianças e adolescentes se dá dentro de casa mesmo. “É comum, aos finais de semana, os pais reunirem a família e amigos para um churrasquinho e este momento, às vezes – senão sempre – acontece regado ao consumo de bebidas. A criança cresce nesse ambiente e já vai formando a cultura de que consumir bebidas alcoólicas é normal e aceitável pelo conjunto da sociedade. Os pais são seus modelos”, lembra Sandra.

Por isso, a coordenadora acredita que só com informação e educação seria possível criar uma estratégia consistente de enfrentamento. “E é isso que estamos buscando em Nova Mutum. Mostrar que a rede pública está apta a atender os já dependentes, mas age também no sentido de conter os avanços do problema”, resume.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)