Comissão conhece projeto de prevenção ao uso de drogas

Assembleia Legislativa do Espírito Santo
A Comissão de Políticas Antidrogas da Assembleia Legislativa (Ales) recebeu o coordenador Estadual sobre Drogas, Renato Vieira, para debater a criação do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisesd) no Espírito Santo.

O projeto que cria o Sisesd foi encaminhado à Assembleia na última semana. Com a criação do Sistema, o Governo do Estado vai articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas à prevenção do uso indevido das drogas, e à reinserção social de usuários e dependentes de drogas.

De acordo com Vieira, o Sistema vai viabilizar estudos, pesquisas e avaliações que permitam incrementar o conhecimento sobre as drogas e suas consequências, além de alinhar as ações do Estado às diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, principalmente na área de prevenção.

“Queremos criar formas de alavancar ações de prevenção, combate e tratamento. Independente droga lícita ou ilícita, nosso objetivo é descobrir o motivo que levou o usuário a entrar no mundo das drogas e resgatá-lo. A ações devem ser intersetoriais”, disse o coordenador.

Presidindo a Comissão, Genivaldo Lievore (PT) disse que o Estado deve integrar os municípios a luta. “Se o governo estadual tiver a capacidade de integrar os municípios na luta, colocando os agentes e profissionais de saúde na batalha, talvez assim, faremos frente aos problemas causados pelas drogas”, disse.

O deputado Esmael Almeida (PMDB) também esteve na reunião. “A droga é uma questão que atinge as famílias e deve receber nossa total atenção”, disse.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)