Abertas inscrições para quem quer parar de fumar

Diário do Vale
O Programa de Controle do Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde, está com inscrições abertas para aqueles que desejam parar de fumar.

Os interessados devem comparecer à Casa Verde, setor de Controle do Tabagismo, de segunda-feira (21) até 1º de junho, das 11h às 16h30, levando carteira de identidade e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). De início, serão oito sessões semanais e os participantes, divididos em quatro grupos, irão se reunir toda segunda-feira, às 13, 15, 18h e 19h30, na Casa Verde. Depois, as reuniões passam a ser quinzenais (quatro sessões) e mensais (oito sessões).

De acordo com o coordenador do programa, Sérgio Murilo Conti, uma pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde aponta que, em torno de 80% dos fumantes, gostariam de deixar de fumar.

– As pesquisas mostram que, dos fumantes que desejam parar de fumar, apenas cerca de 3% conseguem parar sem qualquer tipo de apoio formal, ao fim de um ano. O restante necessita de apoio formal para obter êxito, sendo importante a abordagem desse fumante pelos profissionais de saúde, por meio da terapia de grupo e o uso de medicamentos. Essas medidas aumentam as taxas de sucesso, variando de 30% a 50% ao fim de um ano – disse.

Algumas das principais barreiras na hora de largar o vício é a dependência de nicotina, os sintomas da síndrome de abstinência, depressão e ganho de peso, segundo Conti. Ele explicou que, para que se obtenha sucesso na abordagem do fumante, é necessário que se entenda que deixar de fumar é um processo que leva tempo, por envolver mudança de comportamento, e que a média de tentativas é de três a dez vezes, antes de parar definitivamente.

– Ano passado, o Programa de Controle do Tabagismo observou que, após três meses de tratamento intensivo (terapia de grupo e medicamentos), 56% dos fumantes inscritos conseguiram permanecer longe do cigarro – falou, ao informar que ainda, no ano passado, o setor registrou um aumento de 13% no atendimento às pessoas que desejavam parar de fumar.

Em 2011, o Programa de Controle do Tabagismo registrou a média de pacientes que conseguiram parar de fumar. Os números são os seguintes: 56,1% pararam de fumar; 30,5% abandonaram o tratamento; 64,5% utilizaram medicamentos para o exclusivo auxílio de parar de fumar.

Mais informações sobre o programa pelo telefone: (24) 3322-9192, ramal 221.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)