Programa de combate ao crack é lançado em Uberaba, MG

G1
População com mais dificuldade receberá atendimento no próprio bairro. Um consultório itinerante estará a cada dia em um local diferente.

Foi lançado nesta quinta-feira (24) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o programa ‘Crack, é possível vencer’. As ações serão desenvolvidas por meio do Consultório de Rua, um programa do governo federal. O plano prevê o investimento de quase R$ 4 bilhões com a atuação articulada entre Governo Federal, Estados e Municípios.

“Ele [o consultório] vai abordar a população que não tem acesso à assistência e que de certa forma esta à margem. É um programa que faz parte da política de inclusão do Ministério da Saúde”, explicou o coordenador em saúde mental, Sérgio Henrique Marçal.

A população que tem mais dificuldade em buscar ajuda receberá o atendimento no próprio bairro. Depois de um mapeamento feito pelos profissionais da saúde, uma equipe multidisciplinar começa as abordagens e o consultório estará cada dia em um local diferente.

Os objetivos do projeto são aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação. “Ao invés de o dependente procurar ajuda, através do Consultório de Rua, nós vamos até aqueles que são dependentes e estão necessitando de ajuda”, disse o secretário municipal de saúde, Valdemar Hial.

A dona de casa Rosângela Mendes contou que o uso do crack trouxe inúmeros problemas. “Eu vivia na rua, tinha vergonha de mim mesma, não tinha a confiança de ninguém”. Hoje, ela vive de outra forma depois que começou o tratamento contra o uso de drogas. “Agora minha vida é outra. A gente tem que ter apoio porque sozinho não dá”, finalizou.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)