Anvisa decide retirar cigarro aromatizado do mercado

R7
Sabores não deixam os consumidores sentirem o gosto do tabaco.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu pela retirada dos cigarros com sabor do mercado brasileiro. A decisão foi tomada porque os aditivos são usados para atrair consumidores jovens ao vício. A agência concluiu que os sabores não deixam os consumidores sentirem o gosto ruim do tabaco, ajudando a fortalecer a dependência. Cerca de 60% dos jovens experimentam cigarros com sabor, sendo eles de chocolate, menta, canela, cravo e frutas.

Tais marcas representam 22% das que atuam no Brasil e 3% dessas são mentolados. Alguns sabores adocicados aumentam a ação da nicotina, fazendo com que fumar seja mais viciante, segundo a agência. Entretanto, o açúcar não foi proibido da produção do tabaco.

O mais interessante é que a maioria dos jovens é a favor da medida, como prova uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, com 17 mil estudantes. É que no Brasil o fumo é responsável pela morte de 200 mil pessoas por ano. Atualmente, no país, cerca de 25 milhões de pessoas são fumantes e 26 milhões são ex-fumantes, sendo que 17,2% dos fumantes são formado por jovens de 15 anos ou mais.
Fonte:UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas