Semana contra as drogas será iniciada

O evento é realizado em parceria com o Conselho Tutelar, Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e apoio de instituições sociais.

Durante toda a semana os serviços de Psicologoia dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Unidades Básicas de Saúde, Centro de Reabilitação Integrada e Programa Jovem 100% realizarão ações de abordagem preventiva junto aos pacientes e equipes de saúde em salas de espera, grupos terapêuticos e operativos.

Uma das novidades neste ano é a realização das ‘Reuniões de Quarteirão’ nas Unidades de Saúde da Família.

De acordo com Marina Hernandes Ferreira, coordenadora de Saúde Mental, trata-se de uma abordagem extra-muro. “O objetivo é a aproximação da comunidade, possibilitando multiplicação das informações em áreas de vulnerabilidade”,

Também lembra que o trabalho tem como foco a prevenção e promoção de saúde, combatendo os fatores de risco e fortalecendo a proteção contra o uso da droga.

“Enquanto a prevenção traz a idéia de ausência da doença, a promoção de saúde busca promover condições de vida mais satisfatórias, melhorando o nível de saúde, antes mesmo de qualquer problema aparecer”.

A Campanha contra as drogas tem como foco a juventude e também busca o envolvimento de toda a sociedade em relação ao combate e prevenção ao uso de entorpecentes. A abertura da Semana de Combate à Dependência Química acontece às 14 horas, na sede do programa Criança Cidadão do Futuro, terá apresentações de dança e palestra com a presidente do grupo Amor Exigente, Ieda Cassis Alexandrina da Rocha. Além disso, terá a participação de autoridades e do Promotor da Infância e Juventude, Antônio Bandeira Neto.

Durante toda a semana serão realizadas abordagens às famílias, realização de palestras educativas em escolas municipais para demonstração dos malefícios causados através do consumo de drogas.

Já entre os dias 12 e 15 de junho e no dia 18 serão realizadas palestras nas escolas municipais.

No último dia de ação (15) será realizada uma passeata no centro da cidade com alunos de escolas municipais e do Programa Criança Cidadão do Futuro. “A mobilização está marcada para as 16 horas, na Praça 9 de julho, com trajeto pela rua Brasil até a Prefeitura”.

A Prefeitura também anuncia a produção de uma cartilha, que será distribuída durante a Semana, apresentando dicas, orientações e informações sobre as instituições e casas terapêuticas.
Autor:
OBID Fonte: O Regional on-line