Começa semana de políticas sobre drogas

Folha de Boa Vista
“Vida Sim – Drogas Não”. Esse é o tema da X Semana Estadual de Políticas sobre drogas no Estado, realizada pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Conead), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

A abertura da programação aconteceu ontem pela manhã, no Palácio da Cultura e reuniu autoridades, estudantes e sociedade em geral. O evento busca mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância da prevenção às drogas. A programação segue até o dia 26 de junho, quando se comemora a Semana Nacional Antidrogas.

O secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Eliéser Girão Monteiro, destacou que o objetivo é mobilizar toda a sociedade para discutir a questão da droga de forma preventiva. “Nossa ideia é fazer com que esse pacto se estenda a todos os municípios do interior. É um esforço coletivo na busca para tentar conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e tratamento. Vamos aproveitar também para traçarmos diretrizes sobre a repressão que os órgãos de segurança estão fazendo”, ressaltou.

Agostinho Chagas, presidente do Conselho Municipal Antidrogas, considera a mobilização uma oportunidade para discutir e fortalecer a política de combate às drogas na sociedade, na família e na escola. Ele enfatizou que a programação é direcionada a todos, mas em especial aos jovens. “Essa reflexão é para que as pessoas se tornem um agente de transformação social. Aos gestores públicos, os legisladores, que passem do discurso a ação efetiva”, frisou.

Ele explicou que várias drogas são encontradas em Boa Vista, mas destacou o crack como sendo uma das mais nocivas. “O crack surgiu em Boa Vista no inicio de 2011. É uma droga que infelizmente se alastrou na nossa cidade, mas estamos unidos com as políticas públicas nacionais para combatê-la”, afirmou.

Na solenidade de abertura, o coral da Cadeia Feminina fez uma apresentação. O estudante do curso de História da Universidade Estadual de Roraima, Walisson Nascimento Silva, foi homenageado por ser o ganhador da região Norte do concurso de fotografia promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas (Senad).

Alunos de diversas escolas participaram da abertura do evento. A estudante Jaísa Guimarães, 13, disse que a iniciativa serve para alertar os jovens a se manterem longe das drogas. “É uma ação de prevenção que vai nos ajudar. Devemos ter a consciência de que as drogas destroem vidas e famílias”, disse a estudante da 6ª série na escola Lobo D’Almada.

AUDIÊNCIA – Hoje acontece uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, será feita uma homenagem à Ana Leite, coordenadora da Fazenda Esperança, e José Romildo Lessa, coordenador da Casa Terapêutica do Pai.

O evento contará também com a participação do artista popular pernambucano David Wanderley, que se dedica há 26 anos a trabalhar na prevenção ao uso de drogas.

PROGRAMAÇÃO – Hoje terá programação, a partir das 16h na Escola Monteiro Lobato. Sexta–feira, às 16h, na Escola Severino Cavalcante terá apresentação Cultural. No sábado, 23, às 9h, acontece o Passeio Ciclístico, com concentração e saída na Praça do Centro Cívico. Na segunda-feira, às 8h, será celebrado o Culto da Semana, no Palácio da Cultura e às 16h, no Auditório do Corpo de Bombeiros, terá apresentação Cultural com Davi Wanderley. Na terça-feira, às 9h, no Palácio da Cultura, haverá um colóquio público e apresentação cultural com Davi Wanderley.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)