Universidade Bath do Reino Unido lança website que monitora indústria do tabaco

Grupo de Pesquisa em Controle do Tabaco da Universidade de Bath lançaram o websit www.TobaccoTactics.org. A ferramenta é um software livre, como Wikipedia, e tem como principal objetivo fornecer informações sobre a indústria do tabaco e seus aliados. Os pesquisadores estimam que a indústria possui cerca de 500 perfis diferentes na mídia virtual e pretendem explorar como eles influenciam e distorcem os debates em saúde pública, através de lobby e outras estratégias de marketing.

O website também pretende divulgar aqueles documentos internos, que mostram como a indústria agia e pensava no passado, podendo ajudar a planejar ações e se instrumentalizar embates presentes e futuros. Os pesquisadores esperam contribuir para o debate provocado pela indústria frente à política da “embalagem genérica” implantada na Austrália.

A professora Anna Gilmore afirma que o website surgiu como forma de combater uma grande epidemia, cujo vetor é a indústria do tabaco. Ela pretende identificar como a indústria influencia a saúde pública, tanto com a produção de produtos prejudiciais à saúde quanto na interferência indireta na política pública – estando totalmente de acordo com o tema da OMS do Dia Mundial Sem Tabaco/2012.
Texto: Universidade de Bath, Reino Unido, disponível em http://www.bath.ac.uk/news/2012/06/07/tobaccowiki/
Tradução e adaptação: Secretaria Executiva da CONICQ
Fonte:INCA – Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde