INCA é nomeado Centro Colaborador da OPAS/OMS para o controle do tabaco pela quarta vez

Pela quarta vez consecutiva, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) foi designado como Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Controle do Tabaco pelo período de 2012-2016.

O INCA atua desde 1997 como Centro Colaborador da OMS para Controle do Tabagismo. Dentre as responsabilidades assumidas pelo Instituto destacam-se: colaborar com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) na implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco na América Latina; produzir material em português para a OMS com o objetivo de fortalecer o controle do tabagismo nos países lusofônicos; implementar programas de treinamento e estratégias para o controle do tabagismo no Brasil, em consonância com as recomendações da OMS/OPAS.
A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco recomenda, em seu Artigo 22, que os países cooperem entre si para fortalecer sua capacidade de cumprir as obrigações previstas no tratado.

Como principais ações executadas enquanto Centro Colaborador da OMS estão a Rede Iberoamericana de Controle do Tabagismo, a participação na Comissão Intergovernamental de Controle do Tabaco do MERCOSUL, a troca de experiências entre os países sobre tratamento do tabagismo e advertências sanitárias.
Fonte: Secretaria Executiva da CONICQ
Fonte:INCA – Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde