Solteiros costumam sair mais à noite, beber e fumar mais

R7
Números fazem parte de uma pesquisa que analisou cerca de 900 estudantes de 10 escolas públicas norte-americanas.

Os solteiros costumam sair mais à noite, beber e fumar mais. Já quem namora sério ou é casado diminuiu a bebida, o cigarro e até mesmo outras drogas. É o que diz um estudo feito nos Estados Unidos pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. A pesquisa analisou cerca de 900 estudantes de 10 escolas públicas norte-americanas e avaliou o quanto os entrevistados gostavam de ficar com o parceiro, o apoio dado por ele e a satisfação com o relacionamento.

O estudante Jonatan Bezerra admite que desde que ficou solteiro está bebendo mais: ” Eu acho que faz sete, oito meses que eu não vou ao cinema porque eu não estou namorando. Agora a minha rotina é mais barzinho, festa boa quando tem, estou bebendo mais.” Já a administradora de empresas Marina Fabiano diz que mudou os hábitos desde que o namoro ficou sério: ” Eu estou preferindo ficar mais em casa com ele, curtir, sair para jantar, assistir um filme, ou então fazer um programa com outros casais. Realmente a quantidade de finais de semana que eu estou em festa diminuiu bastante.”

Para o psiquiatra do Hospital Federal da Lagoa, Alcio Braz, o que se deve levar em consideração é o motivo que faz a pessoa beber ou usar drogas demais. ” Como é que a gente se controla? Como é que a gente trabalha a questão das nossas compulsões? Usar álcool, cigarro e as outras drogas no sentido de descarregar as nossas angústias? Talvez fosse mais importante pensar assim. Talvez ter relacionamentos estáveis possa ajudar as pessoas a ficar menos angustiadas, pode ser. Por isso, a gente tem que pensar o que leva a gente a recorrer em excesso ao abuso de drogas, de álcool?”

Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, 45% dos brasileiros adultos que beberam tiveram problemas relacionados ao álcool.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)