Estado ganha mais 95 leitos para dependentes químicos

Agência Estado
Governador Geraldo Alckmin entregou novas vagas na cidade de Itapira, 80 para homens e 15 para gestantes.

O Estado de São Paulo amplia a capacidade de atendimento a dependentes químicos com a entrega de mais 95 leitos. As novas vagas exclusivas para tratamento gratuito ficam em Itapira e foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta, 25. Os leitos serão disponibilizados no Instituto Américo Bairral e serão custeados integralmente pelo Governo do Estado de São Paulo.

“O caminho para o tratamento é um sistema de saúde hierarquizado, com uma visão integral da pessoa. Começa com a prevenção, depois vem o atendimento ambulatorial com equipes multidisciplinares, também tem os casos em que há necessidade de internação e aqui demos um grande passo, que é a comunidade terapêutica”, disse o governador.

As novas vagas fazem parte do projeto da Secretaria de Estado da Saúde de ampliação da rede de internação para dependentes químicos no SUS (Sistema Único de Saúde) paulista para 1,2 mil leitos, ampliando em 143% a capacidade no Estado. Oitenta vagas são para homens, e estão localizados numa área rural. As outras 15 foram reservadas especificamente para gestantes dependentes químicas.

O secretário da Saúde em exercício, José Manoel de Camargo Teixeira, ressaltou a parceria com o Instituto Américo Bairral. “É uma satisfação ampliar a parceria com o Instituto Bairral, uma instituição de renome que se utiliza de novas técnicas e se preocupa com a geração de conhecimento através de desevolvimento na área de psiquiatria”, disse.

Capacitação

Os pacientes terão nestes novos leitos uma espécie de “moradia transitória”, recomendada ao tratamento da dependência química em sua fase menos aguda. Além disso, será oferecido aos internos cursos profissionalizantes, como técnico agrícola ou técnico em guia de eco-turismo, visando atender a demanda da região.