Casamento faz homens beberem menos e mulheres beberem mais

G1
Uma pesquisa publicada neste sábado (18) nos Estados Unidos mostra que os homens casados bebem menos que a média, mas que, por outro lado, as mulheres bebem mais quando estão casadas.

Não se trata de estar mais ou menos satisfeito com o relacionamento. Segundo os autores, é uma questão de companheirismo.

Em geral, os homens tendem a beber mais que as mulheres. Quando o casal sai junto, um faz o possível para acompanhar o outro. O resultado disso é exatamente o que a pesquisa mostra: as mulheres bebem um copo ou outro a mais do que beberiam sozinhas, e os homens acabam dispensando a saideira.

Um alerta emitido pelo estudo foi o de que os homens divorciados costumam aumentar significativamente a quantidade de álcool que ingerem. Entre eles, isso é muito mais comum do que entre as mulheres – em média, elas passam a beber menos após a separação. Porém, apesar disso, as mulheres divorciadas apresentaram maior índice de problemas relacionados com o álcool do que as casadas.

A pesquisa foi liderada por Corinne Reczek, da Universidade de Cincinnati, e apresentada em um congresso da Associação Sociológica Americana. As autoras levaram em conta dados de três estudos anteriores, que obtiveram informações sobre hábitos pessoais por meio de entrevistas.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)