UFPE ganha Centro Regional de Referência sobre Drogas

Folha de Pernambuco
Começo das atividades depende da assinatura de convênio com a Senad/MJ, repasse de verbas e agendamento dos cursos.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terá um Centro Regional de Referência sobre Drogas – CRR Drogas UFPE. O centro promoverá a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social, no Poder Judiciário, no Ministério Público e na Segurança Pública com usuários de álcool, crack e outras drogas e seus familiares. A implantação do CRR Drogas UFPE foi aprovada, este mês, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas/Ministério da Justiça (Senad/MJ), por meio do edital 01/2012.

As ações do CRR Drogas UFPE envolverão seminários e cursos de aperfeiçoamento e de atualização sobre drogas. A previsão é capacitar 300 pessoas. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS), sob a coordenação da professora Roberta Uchôa, do Departamento de Serviço Social.

De acordo com o edital e o projeto aprovado, todas as atividades devem ser realizadas em 12 meses, com início previsto para este ano. Segundo Roberta Uchôa, o começo das atividades depende da assinatura de convênio com a Senad/MJ, repasse de verbas e agendamento dos cursos.

Já estão envolvidos no projeto 19 professores da UFPE, Universidade de Pernambuco (UPE) e técnicos/gestores públicos de diversas áreas. Também participam do projeto os Departamentos de Enfermagem, Farmácia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Engenharia Cartográfica, do Campus Recife da UFPE; e os Departamentos de Enfermagem e Nutrição, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)