Estudo indica ligação entre maconha e câncer nos testículos

Terra
Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia (USC) publicado na revista especializada online Cancer indica uma ligação entre o consumo de maconha e o aumento no risco de desenvolver câncer nos testículos.

Segundo a pesquisa, o risco existe até no uso dos derivados da droga com propósitos terapêuticos em homens jovens.

O subtipo é a forma mais comum de câncer entre homens dos 15 aos 45 anos e está cada vez mais comum, o que os cientistas acreditam que seja resultado do aumento à exposição a causas ambientais desconhecidas. Os pesquisadores avaliaram 163 casos de homens jovens com tumor nos testículos e compará-los com 292 homens saudáveis de mesma faixa etária, etnia e raça.

Segundo o estudo, aqueles que usaram maconha tinham duas vezes mais chances de ter alguns subtipos mais perigosos do câncer de testículo. É a terceira pesquisa que indica uma ligação entre a droga e o câncer de testículo.

“Nós não sabemos o que a maconha ativa nos testículos que pode levar à carcinogênese, apesar de especularmos que ela possa estar atuando através do sistema endocanabinoide – a rede celular que responde ao princípio ativo da maconha -, pois este sistema se mostrou influente na formação do esperma”, diz Victoria Cortessis, da USC.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)