Conselhos estaduais discutem políticas públicas sobre drogas em Porto Alegre

Secretaria da Justiça do Rio Grande do Sul
O II Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas teve início, nesta quinta-feira (13), no Hotel Plaza São Rafael.

Representantes de 21 Estados e a secretária nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulina Duarte, participam da reunião que tem como objetivo debater ações contra as drogas que sejam pertinentes em todas as unidades da federação, alinhando as ações estaduais com as nacionais, e integrar os conselhos estaduais.

O secretário adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Miguel Velasquez, representando o Governo do Estado na abertura do encontro, agradeceu a parceria da Senad com o Rio Grande do Sul e citou o sucesso do leilão de bens apreendidos com traficantes, ocorrido na quarta-feira (12), cuja arrecadação de R$ 843 mil será revertida em projetos de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de drogas. “Foi um dia histórico no RS. Todos nós sabemos o quanto é difícil vencer a burocracia e o processo de conversação para dar um destino digno a esses bens que eram utilizados em favor do crime e da promoção das drogas”, destacou.

Velasquez ainda pediu que os conselheiros pensassem ações de fortalecimento para a rede de proteção para crianças e adolescentes. “Precisamos trabalhar os valores, as capacidades, talentos, educação, esporte, proteção nos primeiros anos de vida das crianças, para que elas sequer tenham vontade de entrar para as drogas”, afirmou o adjunto, que é promotor de Justiça e atuou nas áreas da infância e juventude.

Na mesma linha, a secretária nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulina Duarte, disse que o encontro será muito produtivo e que dele devem sair grandes propostas de trabalho para o combate às drogas. “É muito bom estar no RS nesta oportunidade de discussão das nossas políticas. Tenho certeza que daqui devemos tirar ideias de políticas públicas que irão ajudar cada vez mais na implantação de ações sobre drogas”, disse.

Mérito pela Valorização da Vida

O encontro prossegue até sexta-feira (14). Na abertura também foi entregue o diploma Mérito pela Valorização da Vida a três personalidades que trabalham com o tema das drogas no RS, e que contribuem com ações para o fortalecimento da política nacional sobre drogas. Receberam o diploma a capacitadora de gestores da Escola Pública do RS Rose Teresinha da Rocha Mayer, o vice-presidente da Cruz Vermelha no RS, Manoel Ernani Garcia Júnior, e o diretor do Departamento de Investigação do Narcotráfico, Joel Souza de Oliveira.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)