Gordura e álcool aumentam risco de reincidência do câncer de mama

Diário Catarinense
Estudo realizado pela UFSC contou com 78 pacientes de maternidade da Capital.

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostrou que, entre as mulheres que já tiveram câncer de mama, as que se alimentam mal têm mais chances de reincidência do tumor do que aquelas com boa dieta.

— Quanto pior a qualidade da dieta, com menor consumo de frutas e verduras e mais ingestão de gordura, maior o risco de recidiva da doença — afirma a nutricionista e especialista em oncologia Vanessa Ceccatto, autora do estudo.

Segundo ela, aumentam o risco álcool, gorduras sólidas (manteiga, banha, gorduras vegetais hidrogenadas e molhos do tipo hidrogenado) e açúcar adicionado em sucos, cafés, chás, refrigerantes, sucos prontos, geleias e gelatinas, além de alimentos industrializados.

A pesquisa foi realizada com 78 pacientes do hospital e maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, diagnosticadas com câncer de mama entre 2006 e 2010. No Brasil, a doença é o tipo de câncer que mais mata entre as mulheres.

Segundo Vanessa, o fator dieta, que tem atraído atenção entre estudiosos do câncer de mama, oferece a oportunidade de criar estratégias preventivas para a doença.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)