Seminário debate alternativas para os fumicultores

Gaz
A Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ) promoveu nessa quarta-feira, 10, o seminário Desafios Nacionais na Diversificação das Áreas Cultivadas com Tabaco, na sede da Organização Panamericana da Saúde, em Brasília.

O evento teve como objetivo promover um diálogo entre o governo e partes interessadas sobre os artigos 17 e 18 da Convenção Quadro para Controle do Tabaco. Os dois itens, integrantes da agenda da Conferência das Partes (COP5), que acontece no próximo mês, na Coréia do Sul, prevêem a adoção de medidas para inserir alternativas economicamente viáveis à produção de fumo e salvaguardar os fumicultores e as regiões produtoras diante do impacto da esperada redução da demanda mundial do produto.

Utilizando como base um diagnóstico socioeonômico da fumicultura brasileira, o secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) disse que a amplitude do processo produtivo do tabaco acaba inibindo os resultados de pesquisas e estudos voltados à diversificação. “É difícil apontar alternativas que apresentem, em larga escala, a mesma dimensão que o tabaco proporciona”, ressalta. Entre outros fatores, Schneider destaca a garantia de mercado, que proporciona a venda de toda a produção, e a oferta de preço mínimo, cuja tabela é negociada a cada nova safra e que cobre, pelo menos, os custos de produção.

Dentre os programas existentes, lembrou Schneider, está o projeto de produção de biodiesel, desenvolvido pela Afubra desde 2006. “Os produtores que se inseriram no cultivo de girassol, aos poucos, estão migrando para outras culturas, visto que ele se mostra economicamente inviável, pelo menos até o momento”, revela. O quadro se agrava, segundo Schneider, diante da falta de investimentos governamentais, tanto em crédito como em assistência técnica. “Muitas vezes, percebemos que existe vontade por parte das autoridades. Mas ela acaba esbarrando na falta de recursos”, complementa.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)