Abstinência de maconha é semelhante à de ex tabagistas

Atibaia.com.br
“Quem usa maconha poderá vir a sofrer também de abstinência semelhante à de ex tabagistas.”

O usuário de maconha ao deixar a droga poderá sentir irritabilidade, perda de apetite e variações de humor.

De acordo com pesquisadores australianos, o usuário de maconha ao deixar de fazer uso da droga, poderá sentir os efeitos iguais aos de ex tabagistas

Segundo os cientistas, os usuários regulares de maconha, ao serem convidados a deixar de usar por 2 semana, sofreram de sintomas compatíveis aos de abstinência de tabaco, ou seja, foram afetados com comportamentos de irritação, falta de memória, dificuldade de concentração, etc.. causando prejuízo na esfera pessoal, acadêmica e profissional deles.

Entre os sintomas estão a irritabilidade, dificuldades para dormir, alterações no humor e a perda do apetite. Já os mais graves, como a depressão, afetam usuários que são mais dependentes da droga, de acordo com o Daily Mail.

O estudo, feito com 49 consumidores em busca de tratamento, mostrou que alguns sintomas que aparecem durante a abstinência podem levar o usuário a uma recaída.

De acordo com a revista Plos One, os investigadores explicam que a retirada da maconha altera o funcionamento do corpo que está ligado às atividades diárias normais, levando o usuário a uma recaída.

Cientistas descobriram que 1 em cada 10 usuários de maconha passam por experiências desagradáveis, como confusões, alucinações, ansiedade e paranoia. O uso a longo prazo pode causar a perda da motivação e a depressão.

Outras pesquisas recentes mostram que a droga pode ser uma das principais causas de doenças psicóticas, como a esquizofrenia em pessoas que são geneticamente vulneráveis à doença.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)