´Esquenta` antes da balada aumenta o consumo de álcool, diz estudo

Bem estar
Pesquisa suíça mostra que ressaca e apagões são consequências comuns. Estudos mostram que prática chega a dobrar o consumo de bebida.

O hábito que muitos jovens têm de consumir grandes volumes de bebida alcoólica – também conhecido como “esquenta” – antes de sair para uma balada é considerado perigoso por um estudo médico feito na Suíça.

Os pesquisadores acompanharam o consumo de álcool de 183 jovens, especialmente às quintas, sextas e sábados, e concluíram que começar a beber antes de entrar em uma balada, não reduz a quantidade total de bebida consumida. A prática, ao contrário, aumenta o risco do abuso do álcool.

Entre os participantes do estudo que têm o hábito de se “aquecer” antes da balada, foram comuns relatos de ressaca e apagões. Ao todo, 47,5% dos entrevistados apresentaram consequências como essa, típicas do consumo exagerado da bebida.

O estudo liderado por Florian Labhart, do grupo Addiction Switzerland, e publicado pela edição online da revista “Alcoholism: Clinical & Experimental Research” confirma uma tendência que já tinha sido apontada por estudos anteriores feitos em outros países.

Segundo os especialistas do meio, o “esquenta” pode dobrar o consumo de álcool e, naturalmente, as consequências negativas que ele acarreta para a saúde.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)