HU de Londrina inaugura centro de formação sobre atendimento a usuários de drogas

O Diário.com
O Hospital Universitário (HU) inaugurou, neste sábado, o Centro Regional de Referência em Capacitação para Profissionais que atuam com usuários de crack e outras drogas.

Ele desenvolverá o trabalho de formação para os trabalhadores das Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social.

Inicialmente, o centro vai oferecer quatro cursos, sendo que dois deles – “Gerenciamento de Casos”, voltado a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Serviço Social (SUAS), e “Aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve”, destinado a enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos – já começaram.

O público-alvo dos cursos são todos os funcionários ligados à prevenção, detecção, tratamento e reabilitação de usuários de drogas. O coordenador do centro e professor de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), David Roberto do Carmo, acredita que a formação é fundamental.

“A capacitação traz melhorias na assistência ao usuário/dependente de substâncias psicoativas e seus familiares. Também melhora a rede de prestação à saúde mental dos municípios da 17ª Regional da Saúde”, afirmou.

O centro de referência está dentro do projeto do governo federal de combate ao uso de crack e outras drogas que está vinculado ao Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)