Municípios do Rio Grande do Sul mantém proibição de bebidas alcoólicas em formaturas

Uma reunião realizada nesta semana na sede do Ministério Público do município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul decidiu pela permanência, em 2013, do termo de cooperação firmado em 2011, que proíbe o acesso e a comercialização de bebidas alcoólicas em festas de formaturas de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares nos municípios de Passo Fundo, Ernestina e Coxilha.

O encontro teve a presença de pais, representantes de escolas, de organizações governamentais e não governamentais, promotores de eventos e de órgãos fiscalizadores. E apesar da resistência de alguns pais, que argumentaram em favor do uso de álcool apenas por adultos nesses eventos, a decisão de proibir foi garantida pela grande maioria dos presentes.

A decisão não se refere apenas às festas realizadas nas escolas, mas também em locais terceirizados, mesmo que tenham sido contratados pelos pais. “São festas familiares em que o público alvo, os homenageados, são crianças e adolescentes, por isso também o uso de álcool é inconveniente e desaconselhável. Considero uma vitória manter a proibição, estendendo-a a outros locais que farão festas neste ano”, afirma a Promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne.

A Promotora reforça, ainda, que não se trata apenas da venda ou fornecimento, mas também do consumo, inclusive de adultos, que, caso aconteça, será de responsabilidade do estabelecimento.
Autor:
OBID Fonte: Rádio Uirapuru