Uso frequente de maconha e álcool na adolescência afeta a memória

O Globo
Cérebro de jovens ainda está em desenvolvimento e fica vulnerável às ações de drogas

O uso frequente de álcool e maconha durante a juventude leva à deformação da estrutura neural e do metabolismo, além da perda de habilidades cognitivas no futuro. De acordo com cientistas da Universidade da Califórnia, que fizeram a pesquisa, o motivo pode ser a maior vulnerabilidade às influências neurotóxicas durante a adolescência.

Para chegar à conclusão, pesquisadores seguiram, por 18 meses, 92 jovens (63 homens e 29 mulheres) que faziam uso dos dois fatores. Ingeriam álcool e maconha constantemente 41 adolescentes e não usavam 51. Todos passavam por exames toxicológicos e davam entrevistas a cada seis meses. O elemento é responsável por transmitem sinais entre diferentes áreas do cérebro. O resultado foi uma redução da substância branca no primeiro grupo.

— Encontramos evidências de substância branca mais precária em adolescentes que se envolvem em uso abusivo de álcool e maconha em comparação com aqueles que se abstêm — declarou Joanna.

A substância branca comprometida representa um processamento cognitivo mais lento e desempenho cognitivo menor, com efeitos na memória, atenção e tomada de decisão.

— O álcool e a maconha podem ter um impacto negativo, alterando a comunicação celular tão importante no cérebro, o que impede o desenvolvimento de novas células saudáveis​ e causa a inflamação.

As duas drogas, segundo Joanna, também podem afetar o desenvolvimento do cérebro. A estrutura, o volume e até determinadas funções podem ser prejudicadas.

— O cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento. Por isso, muitos sistemas neurais ainda não estão totalmente amadurecidos, em comparação ao cérebro dos adultos — diz Joanna. — Conexões cerebrais importantes para inibir comportamentos de risco ainda estão em formação e alguns jovens são mais propensos a escolher efeitos imediatos, como o álcool e a maconha.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)