Países vão firmar protocolo para eliminar comércio ilegal de tabaco

Países-membros da Organização Mundial da Saúde(OMS), firmam nesta quinta-feira, o Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito dos Produtos Derivados do Tabaco. A cerimônia vai acontecer na sede da OMS, em Genebra. O documento foi aprovado em novembro do ano passado numa conferência realizada em Seul, na Coreia do Sul.

Combate

O protocolo obriga Estados e governos a investigar e traçar as rotas usadas pelos criminosos para transportar os produtos ilegais. Segundo a agência da ONU, para atingir esse objetivo, serão usados canais de fornecimento e a cooperação internacional.

Para a OMS, o comércio ilícito dos produtos derivados do tabaco é um problema global que mina as metas de saúde, impõe uma tensão extra no sistema e enfraquece a aplicação de impostos e outras medidas.

Consumo

Em novembro, em Seul, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, afirmou que os objetivos da agência e dos países-membros são reduzir o consumo e a exposição à fumaça.

Depois da assinatura do protocolo, os Parlamentos dos países-membros terão de ratificar o documento. O tratado entrará em vigor 90 dias depois da ratificação de, pelo menos, 40 das 140 nações que aprovaram o acordo.
Autor: Edgard Júnior
OBID Fonte: Rádio ONU