Comidas condimentadas podem indicar propensão ao alcoolismo

Terra
Se combinar pratos apimentados e bem temperados com bebidas parece natural, saiba que o hábito pode apontar mais propensão para desenvolver problemas com álcool. As informações são do The Sydney Morning Herald.

O alerta vem de um estudo realizado pela Universidade Nacional Busan, na Coreia do Sul, que encontrou conexão entre comida condimentada e bebida alcóolica. A explicação é que ambos estimulam a mesma região do cérebro, responsável pela liberação de endorfinas.

O psiquiatra Sung-Gon Kim explica que se trata da área que regula a ideia de recompensas. “Em pessoas que preferem comidas fortes, os receptores opióides são facilmente ativados pela bebida ou temperos”, disse durante conferência na Austrália.

Outra descoberta é a de que remédios usados para controlar a produção de endorfina foram eficientes nos pacientes que gostavam de comidas apimentadas, mas não fez efeito nos outros grupos. “A natltrexona bloquieia o sistema opióide, ativado pela bebida; eles passam a não sentir prazer enquanto tomam o medicamento”, conclui.

Numa outra parte do estudo, o psiquiatra descobriu que ratos que demonstravam problemas com a dependência do álcool bebiam menos quando consumiam chili. Segundo o pesquisador, isso pode indicar que o estímulo vindo do alimento apimentado pode suprimir o desejo pela bebida.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)