Departamento de Ação e Prevenção visita escolas

Cidade de Araucária
O Departamento de Ação e Prevenção (DAP), da Guarda Municipal, tem feito reunião com pais de alunos sobre segurança nas escolas que solicitem a atividade.

Ontem (06) a equipe compareceu às escolas municipais Professora Balbina Pereira de Souza e Deputado João Leopoldo Jacomel. No mês passado, as escolas Professora Azuréa Busquette Belnoski e Senador Marcos Freire receberam a visita dos profissionais.

Em uma das escolas o tema abordado foi sobre o uniforme escolar e na outra, foi discutida a responsabilidade dos pais sobre os atos dos adolescentes, problemas de vandalismo, ato infracional e suas consequências. Na Escola Balbina, a presença dos pais surpreendeu a coordenação da escola. “Esperávamos 50 pais e o pátio lotou, tivemos que pegar mais cadeiras. É importante essa participação dos pais na vida escolar. A função da escola é ensinar e precisamos fazer isto com qualidade, mas para que isso aconteça, tem que haver um acompanhamento dos pais”, relatou a diretora Dirléia Aparecida Matias.

Outras atividades
Além dessas reuniões, a equipe do DAP realiza várias atividades para prevenir a violência e uso de substâncias psicoativas entre o público jovem, como palestras para alunos e patrulha no entorno escolar. São cinco temas preestabelecidos que o grupo aborda: bullying; família e prevenção; responsabilidade do adolescente diante do ECA; drogas lícitas e ilícitas; e violência e criminalidade. Para solicitar que alguma escola seja contemplada, deve ser enviado um ofício à Secretaria Municipal de Segurança Pública – Secretário José Joval Conceição – com a indicação do tema escolhido, quantidade de pessoas contempladas, idade do público-alvo, dia e horário pretendidos.

*Drogas Lícitas e Ilícitas
A partir deste tema serão abordados os tipos de drogas, seus efeitos e consequências, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Público alvo: crianças, adolescentes, funcionários de empresas, pais, comunidade em geral.

*Violência e criminalidade
Durante o encontro busca-se refletir sobre as causas de violência e da criminalidade, e de que forma podemos preveni-la. Púbico alvo: comunidade em geral.

*Família e Prevenção
A família é a primeira referência da criança, sendo a principal responsável por sua formação pessoal, portanto serão abordados alguns fatores de risco e de proteção que podem contribuir para aumentar ou diminuir a probabilidade do indivíduo vir ou não a fazer o uso de substâncias psicoativas. Público alvo: comunidade em geral (pais de alunos, funcionários de empresas…).

*Responsabilidade do adolescente diante do ECA
Incluir crianças e adolescentes no mundo do direito os transforma em sujeitos de direitos e obrigações. Desta forma será explanado o estatuto da criança e adolescente, desmitificando a ideia de que são apenas dotados de direito. Público alvo: Ensino fundamental e médio, pais e funcionários.

*Bullying
Não apenas no Brasil, o bullying é uma manifestação universal e democrática, pois acontece em todas as partes do mundo onde existem relações humanas e vida escolar. Serão abordadas as diversas formas de bullying, causas, consequências, responsabilidades dos familiares e da comunidade escolar em sua prevenção.

Serviço
Endereço da SMSP: Rua Francisco Xavier da Silva, nº 89 , no mesmo prédio do Sindicato Rural.
Telefone SMSP: 3614-7557.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)