Campanha orienta fumantes a não jogarem bitucas de cigarro no chão

G1
Paraná gera 60 toneladas de bituca por dia, segundo levantamento. ´Toda bituca que vai ao chão acabará em um rio`, diz Secretário.

O governo do estadual informou nesta quarta-feira (24) que uma campanha educativa vai orientar os fumantes a não jogarem bitucas de cigarro nas ruas, no Paraná. Adesivos serão fixados em 19,4 mil estabelecimentos comerciais que vendem cigarro em todo o estado. Os adesivos devem ser entregues até julho para os pontos de venda. De acordo com um levantamento da empresa Souza Cruz, o Paraná gera 60 toneladas de bituca por dia.

O objetivo campanha é envolver toda a sociedade na iniciativa, conforme o Secretário do Meio Ambiente Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida. “Pelo fim dos lixões e acondicionamento correto dos diferentes tipos de resíduos”, ressaltou. O governo estadual informou que o projeto é inédito no país.

Ainda segundo o governo do estado, o Paraná produz 20 mil toneladas de resíduos sólidos diariamente e a quantidade de bitucas de cigarro corresponde a 0,03% desse total. O secretário explicou que o hábito da maioria dos fumantes de jogar as bitucas de cigarro na rua se tornou uma preocupação ambiental por poluir parques, praias, ruas e estradadas. Uma bituca de cigarro demora nove meses para se degradar. “Toda bituca que vai ao chão com suas dezenas de componentes químicos, cedo ou tarde acabará em um rio e o contaminará”, disse.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)