Encontro discute políticas públicas de combate a drogas e álcool no município

Atibaia.com.br
No início desta semana a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Santiago, participou de uma reunião com representantes das comunidades terapêuticas de Atibaia e com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas – COMAD.

O encontro teve como objetivo discutir as políticas públicas de combate a drogas e álcool e criar um mecanismo para ofertar vagas sociais para internação no município.

Durante o encontro, a secretária Fabiane Santiago informou que o prefeito Saulo Pedroso deseja repensar as ações voltadas para a área a fim de atender o maior número possível de usuários de substâncias pscicoativas que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Participaram da reunião sete comunidades terapêuticas, que na oportunidade informaram a existência de 412 vagas no município para atendimento de homens, mulheres e adolescentes (masculino).

“Diante do visível aumento do consumo de substâncias psicoativas, cada vez mais precoce entre adolescentes e crianças, é importante pensar em políticas públicas de longo prazo para solucionar a crescente demanda por serviços de tratamento. Isso acarreta fortes consequências para o atendimento social, uma vez que o SUAS [Sistema Único de Assistência Social] preconiza a Proteção Social Especial para famílias que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados, como por exemplo em virtude do uso de drogas”, concluiu a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Santiago.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)