Atibaia terá projeto piloto para prevenção às drogas

AtibaiaNews
Lançamento oficial da “Virada da Prevenção FreeMind” acontece na próxima quarta-feira, dia 22 de maio

A partir do mês de junho, a cidade de Atibaia sediará a “Virada da Prevenção FreeMind”, projeto piloto que vai unir os três setores da sociedade (Executivo, Legislativo e Judiciário), além da iniciativa privada e entidades sociais e assistenciais, em torno de um mesmo objetivo: a prevenção às drogas.

O lançamento oficial do projeto acontecerá na próxima quarta-feira, dia 22 de maio, no Clube Recreativo Atibaiano (Praça Claudino Alves, 125, Centro), às 19h. Na ocasião, serão apresentadas as dinâmicas que serão realizadas ao longo dos próximos 8 meses no município.

O evento é gratuito e contará com a presença do Dr. Augusto Cury, médico e escritor renomado (gênero autoajuda), com mais de 10 milhões de livros vendidos somente no Brasil e obras publicadas em mais de 50 países, além de ser considerado, pelo jornal “Folha de São Paulo”, o autor brasileiro mais lido da década.

“O trabalho de prevenção é importante para evitar que jovens entrem no mundo das drogas. O projeto em Atibaia conta com participação direta do primeiro setor e de toda a sociedade. Juntos, vamos combater as drogas”, salientou o prefeito.

O projeto

Com realização do FreeMind – Espírito de Unidade e apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, durante oito meses serão realizadas dinâmicas na cidade com seis tipos de público: crianças até 12 anos; adolescentes de 12 a 18 anos; universitários; pais; professores e educadores; e entidades de classe.

Uma pesquisa levantará a realidade encontrada no município antes da implantação do projeto piloto e também a medição dos resultados da “Virada da Prevenção FreeMind” após a sua aplicação em Atibaia. As conclusões serão apresentadas no “Congresso FreeMind 2014”, que acontecerá também em Atibaia, com previsão para o início do próximo ano.

De acordo com pesquisa realizada em 2009 pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Uniad (Unidade de Pesquisas de Álcool e Drogas), na cidade de São Paulo, com 500 familiares de dependentes químicos, os dois principais motivos que levam o jovem ao uso de drogas são as más companhias e a baixa autoestima.

Outro impressionante dado observado na pesquisa é o tempo que os pais levam para descobrirem o uso de drogas por um filho – cerca de seis anos e meio – e quanto tempo levam para buscarem ajuda – cerca de 2 anos e meio. Após todo esse tempo, a doença já está instalada e só resta recorrer ao tratamento. Nesse contexto, nota-se que se não for realizada a prevenção, quando a família descobre, a dependência química já se instalou.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para essa realidade e motivá-la a se envolver de forma direta na sua resolução, o FreeMind – Espírito de Unidade e a Prefeitura de Atibaia promovem essa grande virada em prol da vida.
Participe da “Virada da Prevenção FreeMind”. O evento é gratuito.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)