No Dia Mundial de Drogas, a mensagem é ´Faça sua saúde uma nova alta na vida, não as drogas`

Nesta quarta-feira, o mundo comemora o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, uma ocasião para levar para casa a mensagem de que o uso de drogas pode ter um forte impacto sobre a saúde e o bem-estar. A UNODC trabalhou por muito tempo na vanguarda das campanhas de sensibilização sobre os perigos representados pelas drogas tradicionais, como cannabis, heroína, cocaína e do tipo anfetamina.

Hoje em dia, contudo, não é um problema preocupante a nova droga. A demanda aumentou para substâncias que não estão sob controle internacional, que estão colocando desafios significativos para a saúde pública. Por isso, a campanha de conscientização global de 2013 da UNODC “Faça sua saúde uma nova alta na vida, não as drogas”, tem como objetivo informar as pessoas, especialmente os jovens, sobre os efeitos nocivos das novas substâncias psicoactivas (NPS). Vendidas abertamente, inclusive on-line, essas misturas não testadas podem ser muito mais perigosas do que as drogas tradicionais.

Comercializadas como “drogas legais” e “designer drugs”, as NPS estão se proliferando em um ritmo sem precedentes. Apelidos, tais como “tempero”, “miau-miau” e “sais de banho” engana os jovens a acreditar que eles estão entregando-se a diversão de baixo risco, sem o risco de ficar viciado.

Altas ervas e fábrica de alimentos estão entre os nomes dados aos estimulantes à base de plantas, que incluem a salvia divinorum e khat. O número total de tais substâncias, já estimados em centenas, é cada vez maior. Misturas de NPS compradas inadvertidamente pelos utilizadores têm causado efeitos imprevisíveis e, por vezes desastrosos.

Devido ao grande número de novas drogas que chegam ao local quase semanal, os efeitos adversos de tais substâncias não controladas e do seu potencial viciante podem ser mal compreendido. A diferença entre uma dose “segura” e tóxica pode ser de minuto e as NPS têm sido associadas com o comportamento violento e de delírio.

Todo mundo tem um papel a desempenhar na proteção da juventude do mundo a partir de substâncias perigosas. UNODC lidera a Campanha Mundial sobre Drogas para aumentar a conscientização sobre o grande desafio que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo, e especialmente para os jovens. A campanha visa mobilizar apoio e inspirar as pessoas a agir contra o abuso de drogas.


Veja aqui a campanha da UNODC

Autor:
OBID Fonte: UNODC