Conselho de Farmácia visita escolas do DF em ação contra drogas

G1
Nas visitas serão realizadas palestras, orientações e peças de teatros.
Há tráfico perto de mais de 50% da escolas públicas do DF, indica estudo.

O Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal realiza nesta sexta-feira (28) visita a três escolas públicas em uma campanha de combate às drogas. Na ocasião serão realizadas palestras, orientações, peças de teatro e distribuição de brindes. O objetivo é fazer um alerta sobre o uso de drogas ilícitas e o abuso das lícitas.

As visitas contam com a participação dos farmacêuticos, técnicos do Observatório do Crack e de representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar.

As escolas visitadas nesta sexta são o Centro de Ensino Fundamental Maria do Rosário e o Centro de Ensino Fundamental 2, os dois em Ceilândia, e o Centro de Ensino Fundamental 4 de Taguatinga.

Drogas nas escolas do DF

Traficantes de drogas agem nas proximidades de mais da metade das escolas públicas do Distrito Federal, de acordo com questionário do Prova Brasil 2011, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice, de 53,2%, supera a média nacional, que foi de 35%. No DF, o questionário foi aplicado a 461 diretores de escolas.

De acordo com os dados, o DF também lidera em casos de consumo de drogas por alunos dentro das escolas – 15% dos diretores disseram ter havido registros nas instituições que dirigem. A média nacional foi de 7%.

Os números sobre o tráfico de drogas praticado por agentes internos (alunos ou funcionários) dentro das escolas no Distrito Federal também foi mais que o dobro do que no restante do país – 10% dos diretores apontaram a existência do problema em suas unidades, contra 4% na média nacional.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)