Prefeitura de Petrópolis, RJ, realiza ação de combate as drogas e álcool

G1
Atividades acontecem de terça (25) a sexta-feira (28).
Projeto torna deliberativo o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.

Diversas ações estão sendo preparadas pela prefeitura de Petrópolis, Região Serrana do Rio, para a XV Semana Nacional de Enfrentamento ao Álcool e outras Drogas. A programação começa nesta terça-feira (25) com o Pré-Fórum AD, realizado na sede do CAPS Ad III Fênix. O evento tem como proposta a ampliação e articulação do cuidado integral para o enfrentamento ao crack e outras drogas.

Além das campanhas de conscientização no enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas, o gabinete enviou esta semana, para aprovação na Câmara Municipal, projeto de lei que altera a lei municipal nº 5.885. A proposta prevê mudanças importantes para o funcionamento do órgão, transformando-o em um conselho deliberativo e paritário, além de alterar a nomenclatura para Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, trazendo a discussão para uma nova realidade dentro das políticas públicas de prevenção e combate às drogas no município.

O pré-forum que será realizado nesta terça está sendo organizado pela Divisão de Saúde Mental, pela Coordenação Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas e pelo CAPS AD III Fênix. A programação das palestras está pautada em quatro eixos: cuidado, cooperação, prevenção e reinserção social. O evento é aberto a convidados da área de saúde, educação, segurança pública, entre outros. As palestras têm início às 9h e seguem até às 12h.

Na quarta-feira (26), a programação continua, a partir das 9h, no calçadão do Cenip (Rua do Imperador). Além da panfletagem e orientação para o enfrentamento ao álcool e outras drogas, a ação contará com a aferição de pressão e a Operação Lei Seca. Várias secretarias municipais estarão envolvidas na mobilização que também contará com a participação de entidades e associações.

A programação da XV Semana Nacional de Enfrentamento ao Álcool e outras Drogas termina na sexta-feira (28), com o Arraiá Fênix. A festa junina acontecerá na sede do CAPS Ad III (Rua Monsenhor Bacelar nº 492, Centro) a partir das 17h. “A realização desses eventos é essencial para divulgar o problema do uso abusivo de álcool trazendo essa discussão a várias esferas. Além disso, é importante para minimizar o preconceito e propor políticas públicas em relação ao uso abusivo de álcool e outras drogas”, destacou Maria Cristina Kloh, coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sobre Álcool e Drogas.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)