Educação de trânsito atua no Parque de Exposições

Agência de Notícias do Acre
A equipe de educadores de trânsito do Detran está atuando em diversos espaços do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, onde ocorre a Expoacre 2013. As atividades da equipe consistem em dar esclarecimentos e chamar a atenção dos motoristas para o risco da direção sob o efeito de álcool.

Um grupo de educadores recepciona os motoristas já no estacionamento do Parque, onde são passadas informações sobre a importância da operação Álcool Zero para a diminuição de acidentes e pedindo que os motoristas entrem na campanha, colocando adesivos em seus carros. “Nosso trabalho é conscientizar os motoristas. Somos muito bem recebidos pela maioria deles e acreditamos que essa campanha ajuda muito na melhoria dos índices de acidentes”, diz a educadora Cibele Melo.

As atividades estão, durante esta semana, concentradas no Parque de Exposições e são as mesmas realizadas no dia a dia na cidade. Os visitantes são abordados nos bares e restaurantes e também são recebidos no estande do Detran, onde as crianças realizam pinturas e desenhos relacionadas ao trânsito e onde os maiores de 18 anos podem utilizar o simulador de direção.

Também é apresentado ao público o novo modelo de bafômetro, que pode identificar a presença de álcool apenas na fala. “As atividades aqui estão bem interessantes, e podemos entender melhor o trabalho realizado pelo Detran. Acho importante essa parte de educação”, diz a estudante Ângela Gomes.

O trabalho da equipe de educadores de trânsito é realizado das 6 às 23 horas, em toda a área do parque, e é um dos eixos de trabalho da autarquia. Educação, engenharia e fiscalização formam o tripé de base de atuação do departamento em todo Estado, principalmente em eventos, onde se concentra um grande público.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)