Combate as drogas com educação

Fato Novo
Iniciativa busca combate às drogas e à violência

No último dia 2, mais de 130 estudantes harmonienses tiveram sua formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Brigada Militar (Proerd). A cerimônia ocorreu no CTG Recanto Nativo, sendo prestigiada por autoridades locais, conselheiros tutelares, pais, professores e apoiadores da bela iniciativa.

O Proerd, desenvolvido em parceria com a prefeitura, tem como objetivo incentivar os estudantes a evitar o uso de drogas e driblar situações de violência, baseado num programa da polícia norte-americana. Por meio dele, os jovens recebem também noções de cidadania e aprendem sobre a importância da família.

O curso desse ano no Município começou em abril e atendeu alunos de turmas do 5º ao 7º anos das escolas municipais Prudente de Moraes, Castro Alves e Jacó Kunzler e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jacob Hoff. Ao todo foram 12 encontro, coordenados pelo soldado Ordilei Steffler.

Foram premiadas as 12 melhores redações de alunos do projeto, duas de cada turma, sobre a prevenção às drogas e à violência.

O tenente Luiz Ubiraci Martins Machado, em nome do 27º Batalhão de Polícia Militar (BPM), também bateu na tecla da participação da família. “Segundo as estatísticas do Proerd, 98% dos jovens que participam do programa não se envolvem com drogas mais tarde. Mas para garantir isso também é preciso que os pais permaneçam atentos a seus filhos”, alertou. O oficial agradeceu à prefeitura e às escolas pelo apoio e elogiou o trabalho do soldado Steffler, que atua voluntariamente no programa durante as folgas de suas obrigações normais na corporação.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)