Escolas buscam a prevenção do uso de álcool por adolescentes

Colégio Marista Rosário
O Grupo de trabalho das escolas que compõem o Fórum Permanente de Combate ao Uso de Álcool por Crianças e Adolescentes segue se reunindo e discutindo questões para a prevenção do uso de álcool por menores de 18 anos. No dia 14/8, o grupo se reuniu no Ministério Público.

Na ocasião, foi feita uma retrospectiva das atividades realizadas em 2012, dando destaque a aspectos como a união das instituições de ensino para debater o tema; a articulação das escolas com a rede pública, voltada à fiscalização; a formação de parcerias com produtoras de festas, com a inclusão de cláusulas garantindo maior proteção ao público infantojuvenil; a criação de projetos e campanhas nas escolas objetivando a conscientização dos pais e alunos sobre as consequências do consumo do álcool por adolescentes; dentre outros.

Os representantes do Marista Rosário e das escolas Monteiro Lobato, Anchieta e Farroupilha formalizaram o convite de participação às instituições de ensino presentes e interessadas em ingressar no Fórum, realçando o desafio em estender os efeitos do trabalho preventivo até o momento, dando continuidade à proposta desenvolvida.

Estiveram presentes ainda, representantes dos colégios Santa Inês, São Judas Tadeu, Prof. Júlio Grau, Concórdia, Rainha do Brasil, Mãe de Deus, Profª. Aurora P. Azevedo, ANEC, CMET- Paulo Freire Centro Municipal de Educação, Moradas da Hípica, Colégio Estadual Prof. Otávio de Souza, Cidade Jardim, Maria Imaculada, Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas–COPREVE (Rubem Berta), Júlio Brunelli, Prof. Anísio Teixeira, Colégio Santa Teresa de Jesus, Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, Dr. Martins Costa Jr, Fernando Gomes e Prof.º Alcides Cunha.

Além disso, foi pauta do encontro a apresentação, pela Auditora do TCE/RS, Heloísa Piccinini, dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada em julho na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que teve por objetivo debater o tema da prevenção do uso e venda de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. O Diretor do Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Flávio Pechansky, noticiou aos presentes a realização do Simpósio Internacional Sobre Álcool, Drogas e Trânsito, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)