Exposição na Unicamp tem aparelho que simula direção alcoolizada

G1
Simulador estará no campus da universidade nesta segunda e terça-feira.
Ação quer conscientizar sobre os efeitos negativos do álcool na direção.

Um simulador veicular de direção, que faz com que o participante sinta-se dirigindo sob os efeitos do álcool, está em exibição a partir desta segunda-feira (23) no prédio da Faculdade de Engenharia Mecânica na Unicamp, em Campinas (SP).

O aparelho, que está disponível para o público até terça-feira (24), faz parte de um projeto de conscientização da Semana Nacional de Trânsito 2013, que ocorre em todo Estado de São Paulo até 25 de setembro, e tem esse ano como tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

O simulador oferece para ao visitante a experiência de dirigir “sob efeito do álcool”, como se ele tivesse ingerido copos de cerveja ou taças de vinho. A simulação dura cinco minutos e cada participante tem um determinado índice de alcoolemia, o que permite que o motorista tenha a percepção real dos efeitos negativos de conduzir o volante quando se está alcoolizado.

A Semana Nacional de Trânsito é prevista no artigo 326 do Código de Trânsito e essa é a primeira vez que o Estado inclui programações socioeducativas nas cidades de Campinas, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e Ribeirão Preto, além da capital. Também estão inclusos nos eventos intervenções teatrais em ruas, escolas e bares e uma sequencia de palestras com jovens ex-dependentes do álcool sob coordenadoria do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)