Prevenção contra a violência e as drogas

A Tribuna Net
Com o objetivo de contribuir na formação e transformação do ser humano como cidadão por meio de palestras de prevenção contra o uso das drogas, o Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) da Santa Luzia e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Criciúma (Comad), em parceria com as polícias Militar e Civil, estão desenvolvendo o projeto “Drogas… Prevenir é preciso”, na Escola Municipal Oswaldo Hülse, no Bairro São Franscisco.

“Vamos identificar os problemas da escola, ver o que está sendo feito e o que precisa ser feito, para, então, definirmos uma estratégia, já que nossa intenção é criar um programa que seja incorporado e passe a ser uma política da escola”, afirmou o presidente do Comad, Manoel Rozeng.

O primeiro encontro do projeto foi realizado na última semana com os professores do educandário. “Encontramos uma situação bem crítica de violência escolar e falta de respeito com os profissionais. Muitos sofrem constantes ameaças, além da violência entre os próprios alunos. Então iremos trabalhar mais em cima deles até que nós percebamos que eles já estão preparados para lidar com essas situações”, explicou a presidente do Conseg, Lonizete Fontana.

Além dos professores, serão realizadas palestras com os pais e, posteriormente, com os alunos. “Ele será desenvolvido primeiro com os professores, depois com os pais e, por último, com os alunos. Vamos trabalhar com cada um de acordo com o que encontrarmos”, afirmou Lonizete.

Importância das palestras

As palestras estão sendo comandadas por Rozeng. “É extremamente necessário e importantíssimo um projeto como esse, já que as drogas têm tomado conta, não só daquela comunidade, mas da cidade inteira. Então, temos que fazer algo”, analisou. Participarão alunos do sexto ao nono ano da escola e a previsão é que o projeto seja realizado ao longo de quatro meses.

“Esse projeto é nossa prioridade no momento. É possível melhorar. Temos o exemplo da Escola João Frasseto, que se encontrava em uma situação igual e realizamos um trabalho em 2003 e 2004 e hoje ele está bem melhor”, analisou Lonizete. O próximo encontro deverá ocorrer na próxima semana, após o término dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que estão ocorrendo durante toda esta semana em Criciúma.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)