Campanha intensifica ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal

Repórter Diário
A partir desta segunda-feira (14), São Bernardo promoverá o VI Abra a Boca para a Saúde, das 8h às 16h, até o dia 18, no Poupatempo. A campanha tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal.

Equipes do Programa de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, estarão no local para fazer exames clínicos a fim de detectar lesões bucais.

Casos suspeitos serão encaminhados para avaliação e tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas/Brasil Sorridente, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, no Bairro Nova Petrópolis. Caso seja confirmado o câncer, os pacientes serão atendidos pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do Hospital Anchieta.

Na edição do ano passado, foram efetuados 1.241 exames, com 126 encaminhamentos de pacientes com lesão bucal para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas.

A exemplo de anos anteriores, profissionais da Prefeitura que fazem parte do Programa de DST/Aids/Hepatites também irão aproveitar para prestar orientação sobre a prevenção contra Aids, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e hepatites virais.

Diagnóstico

O câncer de boca pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. Segundo os especialistas, o autoexame bucal é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, pois cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a possibilidade de cura. As incidências maiores deste tipo de câncer são nos homens com mais de 40 anos que fumam ou bebem.

O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)