Jovens participam de oficina sobre álcool e crack

O Estado
Jovens de 16 a 24 anos integrantes do Programa Jovens Aprendizes desenvolvido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) participarão nessa quarta-feira (13/11) da oficina “Álcool, crack e outras drogas” realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do núcleo de Formação da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas). A oficina será ministrada no edifício sede dos Correios (Rua Senador Alencar, 38 – Centro), das 8h às 17h.

O Projeto Jovens Aprendizes visa preparar os jovens para o mercado de trabalho, e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Segundo a assessora técnica do núcleo de Formação e responsável pela oficina, Glaina Santos, serão 70 jovens aprendizes atendidos pelo projeto que irão participar da oficina. “É um público jovem atuando no mercado de trabalho pela primeira vez. Por isso, nosso objetivo é levar aos espaços da sociedade metodologias que possibilitem um diálogo efetivo e afetivo sobre a temática droga”, explica.

Socorro Cristiane, assistente social dos Correios revela que a temática “drogas” vem sendo solicitada pelos participantes do projeto. “Acreditamos que a capacitação profissional é tão importante quanto a sócio-educativa, e como se trata de um problema tão discutido, queremos trabalhar a prevenção com esses jovens”, afirma.

Durante a oficina tais temas serão abordados: drogas e seus efeitos no sistema nervoso central; porque as pessoas usam drogas; classificação quanto à legalidade; tipos de drogas; disque 0800, entre outros.

Núcleo de Formação CPDrogas

O Núcleo de Formação é responsável pela identificação, articulação, orientação e sistematização dos processos formativos e de aperfeiçoamento da rede interdisciplinar sobre drogas. Tem como foco a construção de ações colaborativas, interprofissionais e integrativas voltadas aos usuários, familiares, profissionais, instituições e comunidades.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)