Programa Saúde na Escola discute as drogas lícitas em seminário

Prefeitura de Guarulhos
Na segunda-feira (2), o Programa Saúde na Escola (PSE) realiza mais um seminário.O tema desta vez será “Drogas lícitas: as grandes vilãs.” Voltado para coordenadores do PSE nas Unidades Básicas de Saúde, nas escolas das redes estadual e municipal de ensino e professores mediadores, o evento será realizado no Salão de Artes do Adamastor Centro, das 13 às 18 horas.

Segundo explicou Cristina Passeri, coordenadora do PSE na Secretaria de Saúde, o objetivo do seminário será sensibilizar os profissionais quanto aos danos causados pelas drogas lícitas, principalmente o tabaco e o álcool, bem como propor estratégias de abordagem nas escolas da rede pública de ensino para diminuir o consumo dessas substâncias entre os estudantes da cidade.

Para falar sobre o assunto, o seminário contará com a participação especial da psicóloga e pesquisadora da Unifesp,Tatiana Amato, responsável pelo Programa de Estímulo à Saúde e Redução de Riscos Associados ao Uso de Álcool Aplicado ao Ambiente Escolar. Logo após a solenidade de abertura, ela irá apresentar aos profissionais das áreas de saúde e educação algumas estratégias para a prevenção do uso de álcool por crianças e adolescentes.

Depois um breve intervalo para o café, Cristina Passeri, que além de coordenar o PSE na Secretaria de Saúde, também é responsável pelo Programa de Controle do Tabagismo no município, irá apresentar a rede de tratamento intensivo ao tabagista existente na cidade hoje, bem como falar da ampliação proposta para 2014, com expansão do projeto para as unidades que trabalham com a Estratégia Saúde da Família.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta, sendo o tabaco líder nas causas de mortes passíveis de preveção no mundo. Segundo o professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unifesp, Ronaldo Laranjeira, uma das evidências mais consistentes na literatura médica é que o uso de álcool ou de cigarro antes dos 16, 17 anos aumenta muito o risco de partir para outras drogas.

Ainda integra a programação do seminário a divulgação do regulamento da 2ª Mostra de Experiências Exitosas do PSE, que será realizada em maio do próximo ano. O objetivo é reunir as iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas pelo programa ao longo deste ano.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)