Oficina contra drogas forma 45ª turma em Maringá

O Diário
A Oficina de Prevenção ao Uso de Drogas (Opud) forma nesta quarta-feira (18) a 45ª turma. A cerimônia será às 19 horas no Fórum de Maringá. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Antonio Tadeu Rodrigues, participará da entrega dos certificados aos 20 jovens que estão concluindo a oficina.

Ao longo dos cinco anos de trabalho da Opud cerca de 650 usuários de drogas julgados pela Justiça de Maringá foram atendidos. Eles cumpriram a medida determinada pelo juiz participando das oficinas.

A psicóloga responsável, Gisele Ramos, ressalta que os encontros de reabilitação em grupo são realizados em oito semanas, mais os atendimentos individuais – no caso de não-reincidentes.

Oficina

A Opud é uma parceria entre o Conseg, o Juizado Especial Criminal, as Varas Criminais e a Vara de Execuções Penais. O projeto é voltado para usuários de drogas com mais de 18 anos.

O acompanhamento consiste em triagem social e psicológica individual, para verificação da condição jurídica, de saúde mental e socioeconômica. Em seguida, os participantes são encaminhados para um trabalho em grupo. Para quem não tem antecedente, o acompanhamento é por cinco meses e para reincidentes, são dez meses.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)