Cannabis, cocaína e ecstasy foram as drogas mais consumidas em Portugal em 2012

Os dados do Serviço de Intervenção de Comportamentos Aditivos e Dependências dizem ainda que Lisboa, Alentejo e Açores são as regiões onde a prevalência de consumo de qualquer droga ficou acima da média nacional.

A cannabis, a cocaína e o ecstasy foram as drogas mais consumidas por portugueses entre os 16 e os 64 anos em 2012, revelou o Serviço de Intervenção de Comportamentos Aditivos e Dependências.

Num relatório apresentado esta terça-feira, este serviço confirmou a descida das prevalências de consumo ao longo da vida e de consumo recente, mas referiu que aumentou a mortalidade.

O documento diz terem-se verificado 29 mortes por overdose, com mais de metade das vítimas com cocaína no organismo. Lisboa, Alentejo e Açores são as regiões onde a prevalência de consumo de qualquer droga ficou acima da média nacional, sendo que a heroína continua a ser a substância mais referida por quem está em tratamento.

No que se refere aos tratamentos, este relatório revela que há cada vez um grupo de mais jovens de novos utentes, sendo que no que toca aos readmitidos são cada vez mais velhos.
Autor:
OBID Fonte: tdf.pt