Campanha de carnaval da SENAD alerta para uso de drogas e direção nas estradas

A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançaram a campanha de carnaval “Álcool, crack, outras drogas, o trânsito e você?”. O objetivo é garantir a segurança no trânsito e prevenir acidentes nas estradas na época de folia.

Cerca de 60 mil panfletos estão sendo distribuídos em todo o Brasil. A PRF usa vans e ônibus preparados com sistema de som, ar condicionado, cadeiras e tela para exibição de vídeos de conscientização. Esses veículos ficam transitando e param em lugares estratégicos por três horas para que a população possa ser orientada.

A campanha tem ênfase nos estados de Minas Gerais e Bahia, onde há maior índice de morte no Brasil na época de carnaval, alcançando 33%, de acordo com dados da PRF.

Drogas e direção

Em Florianópolis acontece um curso de formação de policiais com o objetivo de capacitá-los na abordagem, fiscalização e prevenção de acidentes nas estradas. No total serão mil policiais que irão atuar na campanha, além de 3 mil que irão agir nos principais carnavais do país.

O intuito da campanha é alertar para os riscos do uso de bebida alcoólica e drogas ao volante. O uso dessas substâncias tem efeito direto na capacidade de reagir a situações imprevisíveis, principalmente no trânsito. Alguns dos efeitos são:

– Diminuição dos reflexos, equilíbrio, concentração

– Perda de noção de distância, espaço, tempo e velocidade

– Desatenção, irritabilidade, alucinação

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essas infrações são consideradas gravíssimas, podendo acarretar multa de R$1.915,40, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo e detenção de seis meses a três anos.
Autor:
OBID Fonte: Agência MJ de Notícias