Pesquisa do Ligue 132 aponta que 71% dos familiares de dependentes de drogas apresentam codependência

O consumo de drogas por um integrante da família atinge toda a estrutura familiar, o que pode levá-la ao adoecimento. Um estudo desenvolvido pelo Ligue 132 avaliou que 71% dos familiares que buscaram ajuda do serviço apresentaram atitudes codependentes em relação aos usuários de drogas.

A codependência ocorre quando familiares de usuários de drogas tentam resolver os problemas do usuário, como, por exemplo, por meio do pagamento das suas dívidas e da assunção de tarefas e de funções que são de responsabilidade do usuário, ao mesmo tempo em que estes familiares deixam de cuidar de sua própria saúde.

A pesquisa avaliou 154 familiares de usuários de drogas com relação a dados do ano de 2007, sendo que 132 eram mulheres, e 22, homens. Desses, 89% estavam no estágio motivacional de contemplação, ou seja, identificavam a necessidade de mudança de conduta frente ao usuário de drogas, porém sem saber a melhor maneira de agir.

De acordo com a autora da pesquisa, a psicóloga Cassandra Borges Bortolon, a família comumente não está preparada para lidar com a dependência química: “A abordagem do tratamento da dependência química é voltada para o usuário. Desta forma, é cada vez mais necessário que sejam feitas intervenções que engajem a família neste processo.”

O estudo ainda identificou a necessidade de abordagens voltadas para a família a fim de auxiliá-la na identificação de comportamentos codependentes, para assim promover uma intervenção futura.

Confira o estudo completo aqui. Para mais informações sobre as pesquisas realizadas pelo Ligue 132, entre em contato pelo e-mail ligue132@amtepa.com.br

O que é Ligue 132?

O “Ligue 132” é um serviço gratuito, anônimo, confidencial e que funciona 24 horas por dia. O serviço fornece orientações e informações sobre o tema das drogas pelo número 132 do Programa: “Crack é possível Vencer” do Governo Federal. Ligue 132 atende a todas as regiões do Brasil.
Autor:
OBID Fonte: Ligue 132