Definição de dose padrão

Muitas pessoas ficam surpresas ao saber o que é considerada uma dose de bebida alcoólica e que, diferente do que pensam, não se refere ao tamanho do copo.

Dose padrão é uma unidade de medida que define a quantidade de etanol puro contido nas bebidas alcoólicas. Ainda não existe um consenso internacional sobre a dimensão exata de uma unidade padrão, com definições diferentes entre os países e organizações.

Em geral, variam de 8 a 14 gramas (g) de etanol puro. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, estabelece que uma dose padrão contém aproximadamente 10 a 12 g de álcool puro, o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml), conforme tabela abaixo.

Desta forma, é mais importante ter atenção em que quantidade de determindada bebida corresponde a uma dose de álcool do que ao tamanho ou forma do copo/taça, com base no quadro acima.

Outras instituições, como Secretaria Nacional de Política sobre Drogas – SENAD (Brasil) e o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism – NIAAA (EUA) adotam diferentes padronizações. Veja tabela comparativa:

Estes valores servem como referencial pois, para tipos diferentes de cerveja, vinho ou destilado, o teor alcoólico pode variar consideravelmente. Ainda, é importante alertar que tais definições são úteis para seguir orientações de saúde, mas nem sempre refletem a quantidade servida habitualmente. Por exemplo, bebidas do tipo “coquetel” ou “batida” podem conter mais de uma dose de álcool.

Vale ressaltar que o tipo de bebida que a pessoa consome não é o fator mais ligado ao prejuízo, mas sim a quantidade e o padrão de uso (por ex.: consumo episódico de 4 doses de álcool em curto espaço de tempo). Assim, ao consumir grandes quantidades de uma bebida que possui baixo teor alcoólico, terá efeito próximo da ingestão de pequenas quantidades de uma bebida com maior teor alcoólico.
Fonte:CISA – Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool